domingo, 8 de abril de 2012

Ciberplasma: um robô dentro do corpo humano

              Para você que ainda pensa que robô é apenas algo metálico e duro, vai mudar de pensamento quando conhecer o robô, que uma equipe de especialistas de pelo menos cinco universidades européias pretendem criar. Um robô minúsculo (com menos de 1 cm de comprimento) formado por células vivas. O principal objetivo da criação do robô é que ele identifique doenças dentro do corpo humano. O robô já foi batizado com nome de ciberplasma.
               A imagem abaixo é o projeto do Ciberplasma.
Projeto do Ciberplasma
“O projeto do Ciberplasma inclui um sistema nervoso eletrônico, "olhos" e "nariz" derivados de células de mamíferos, e músculos artificiais que usam glicose como fonte de energia.
“A intenção é projetar, construir e integrar ao robô componentes que respondam à luz e a compostos químicos, da mesma maneira que animais vivos - não sensores eletrônicos comuns, mas biossensores derivados de células vivas.”  
diz o autor do artigo no site http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Os cientistas escolheram a lampreia do mar para ser o “animal base” para a construção do robô. Justamente, por ela ter um sistema nervoso primitivo e muito mais fácil de imitar, e também por ela se movimentar nadando os cientistas acreditam que é o melhor modo para que um robô se movimente dentro do corpo humano.

Lampréia do mar
         
       Agora imagine um robô dentro de você, por mais que seja minúsculo, mas seria uma sensação muito estranha você saber que tem algo “nadando” dentro de você. Porém, isso será uma inovação tecnológica muito importante na área da saúde. 

Você pode saber mais em http://www.inovacaotecnologica.com.br/



Por Cris Paz

fonte:  http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário